terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Vacinação

Hoje levamos Lia para se vacinar contra meningite. Ela já deveria ter tomado essa dose, mas, devido a um resfriado quando tinha dois meses, todas as vacinas ficaram atrasadas. Não posso reclamar, desde a primeira vacina que tomou, Lia nunca deu trabalho. Hoje chorou um pouquinho, mas logo se acalmou quando foi pro braço do pai. Espero que assim seja sempre que for se vacinar!

Como todos os pais têm maneiras diferentes de criar os filhos, já tive algumas conversas com mamães e papais que preferem não vacinar seus filhotes e, claro, respeitamos as opiniões, principalmente quando os pais chegaram a pesquisar o assunto e optaram pelo caminho que melhor se adequa ao seu estilo de vida. Outras conversas não foram tão convincentes, o que me levou a este post! A maior parte dos meus amigos ainda não são pais e vão descobrir (espero que em breve!!!) a quantidade inacabável de pesquisa que vai precisar ser feita pra entender as decisões que você tá tomando. É decisão pra todo lado e um monte de gente pedindo pra você justificar tudo que faz! rsrsrs

Para quem têm dúvidas em relação à vacinação, ou pretende seguir correntes não convencionais de medicina, é importante se informar sobre o tema, entender como as vacinas funcionam e que correntes apoiam esta medida preventiva. Atualmente, médicos homeopatas, e até a Associação Brasileira de Medicina Antroposófica, são a favor da vacinação. Claro que há ressalvas: a recomendação dos médicos antroposóficos é dar preferência às doses individuais onde não há conservantes ou há menor concentração de substâncias que potencializam o efeito da vacina. De todo jeito, o Ministério da Saúde lembra que os adjuvantes (substâncias que potencializam a resposta imunitária da vacina) são seguros, sim. Se você prefere doses individuais ou não, a escolha é sua. O importante é vacinar!

Essa matéria da UOL Notícias (link abaixo) é um ponto interessante para começar a entender a vacinação, quem apoia e quem recomenda. A porta está aberta para debate! =) 




Nenhum comentário:

Postar um comentário