sábado, 7 de abril de 2012

Por que os bebês saem da maternidade de vermelho?

Sempre escutei que vermelho traz sorte, prosperidade, espanta mal-olhado e blablabla. Frescura (da qual minha filha vai fazer parte). Mas de onde vem essa tradição?! Nunca entendi.

Aí encontrei este textinho no site da Iroma Baby (??) e foi convincente. Se alguém tiver outras explicações, favor compartilhar!

     "O vermelho foi a primeira cor que o homem nomeou. No mundo inteiro, o vermelho é uma cor popular tanto para homens como para mulheres. 
      Na Idade Média, apenas as cores puras eram consideradas bonitas. 'Cores puras', neste caso, quer dizer que as cores deveriam ser saturadas, sem nenhuma adição de branco ou preto. Por exemplo: verde era considerada uma cor para a high society da época; o azul era elegante, mas apenas quando era o azul brilhante, tipo o azul royal, pois o azul marinho já era considerada uma cor para os mais simples. O vermelho era o mais chic que uma pessoa, ou melhor, um nobre naqueles tempos podia usar, motivo que se deve principalmente pelo pigmento vermelho ser o mais caro de ser obtido na época.
     Na Renascença, o vermelho era tido como a cor mais linda para vestimentas, tanto para homens como para mulheres, crianças, jovens e velhos. Nesta época, também vermelho era a cor n.1 para os vestidos de noivas da nobreza européia. 
     A simbologia da cor vermelha é marcada por dois fatos elementares: vermelho é a cor do sangue, vermelho é a cor do fogo. Em hebraico, as palavras sangue ('dom') e vermelho ('dm') têm a mesma origem. Para os esquimós, vermelho também significa sangue, traduzido diretamente ao pé da letra da palavra. E como se acreditava antigamente que o sangue curava doenças e fortalecia as pessoas, a simbologia do sangue foi transferida para a cor. Assim, na crença popular antigas, as pessoas amarravam fitas vermelhas na cintura, nos braços ou nas pernas, para a cura rápida das enfermidades. As fitas vermelhas eram amarradas inclusive nos vinhedos para proteger contra as temidas pragas. 
     Para os bebês não era diferente: costumava-se decorar o lugar onde o bebê dormia todo de vermelho ou colocava-se fitas vermelhas amarradas no bercinho/cestinho. 
     Em quadros antigos, pode-se ver muitas crianças e bebês da realeza retratados com uma fita vermelha amarrada na cintura - para dar sorte, era a explicação. Também era costume colocar no bebê recém-nascido uma touca vermelha para proteger contra o 'olhar do demônio' e o mal olhado das pessoas invejosas. Daí para o bebê sair da maternidade todo vestido de vermelho hoje em dia foi uma consequência natural". 

Fonte: Iroma Baby

Nenhum comentário:

Postar um comentário