sábado, 15 de fevereiro de 2014

Primeira reunião na escola

No dia 11 de fevereiro nós participamos da primeira reunião na escolinha de Lia. O encontro, que começou às 19h e terminou às 21h, foi totalmente focado na tomada de decisões conjuntas para o ano da Curumim. Papais e mamães dos pequenos que estudam no Jardim se encontraram para um reunião descontraída na salinha onde nossos filhos passam suas manhãs/tardes. Eu nunca participei de uma reunião de 'pais e mestres' em outra escola, então não tenho muito parâmetro de comparação, mas posso apontar aqui os pontos positivos que me agradaram desse dia:

1. Comida. E era comida boa! Pãozinho feito por Conceição, suco de melancia natural, chá... nham nham.

2. Não é uma reunião individual com cada pai, mas sim um encontro conjunto com todos ao mesmo tempo. Não sei dizer se isso é a regra das escolas em geral, mas eu lembro da minha mãe sempre tendo reuniões sozinha com meus professores.

3. Participar da tomada de decisões. Não somos só informados do que vai acontecer, temos uma participação ativa no desenrolar do ano escolar, das atividades que vão ser realizadas, inclusive da parte administrativa. É bom.

4. Sentar no chão, deitar no chão, deitar no colo do companheiro/companheira, sentar na mesa, abraçar uma almofadona, deitar num colchonete...onde você se sentir mais confortável é onde você fica. E qualquer lugar da sala está integrado ao círculo da reunião.

5. As crianças ficam por lá, correndo, pulando, enfiando comida na boca de todo mundo, brincando de pega-pega, rolando na areia do pátio, mamando, fazendo carinho nos pais, passando no meio de todo mundo. Não existe essa frescura de 'criança comportada sentada parada calada não perturbe estátua'. Criança é criança <3

6. Decidir juntos quando paga a mensalidade. Sério, isso é fantástico. A pior coisa na vida de uma pessoa é ter uma conta pra pagar que vence 3 dias antes do seu salário entrar.

7. Conhecer as mães e pais, trocar ideias e informações. Por exemplo, um dos pais é dentista. E acredite que eu tirei mil dúvidas com ele sobre escovação para bebês. Outra mãe fabrica fraldas de pano. Outra eu não sei o que faz, mas ela tem ideias geniais de organização de mochila e itens pessoais. E eu preciso muito de orientação nesse item (acho seguro dizer que Lia é a criança com a mochila mais bagunçada do Jardim).

8. Conhecer a história de cada criança que está convivendo com seu neném. Lia chega em casa todo dia falando dos amiguinhos que eu ainda não conheci. É ótimo vê-los ao vivo! E cada neném mais lindo que o outro, né? Vontade de morder todos. Me contive, mas a vontade estava lá!

Eu não paro de ter certeza que a gente está no lugar certo =)


Nenhum comentário:

Postar um comentário