quarta-feira, 12 de março de 2014

Conselhos pro futuro

"Algumas pessoas têm dificuldade com seus pais quando o assunto é sua sexualidade. Eu também tive, no começo. 
Mas não posso reclamar por isso. Tanto minha mãe quanto meu pai, cada um a seu tempo, aceitaram, entenderam, buscaram se informar.

Acredito que sempre devemos questionar, mas buscando entender, e não forçar uma mudança contra a vontade de alguém. A compreensão de algo só vem, não quando achamos a resposta certa, mas quando fazemos a pergunta certa. Por que não entendem? Por que reagiram assim? E não afirmações tolas como "Eles não me amam". Nossos pais nunca deixam de nos amar. Podem ficar bravos, magoados, decepcionados, pois ferimos suas expectativas. Mas quando veem que isso em nada influencia no amor que sentimos uns pelos outros, aceitam.

Sempre digo que nós, que somos mais novos, temos a responsabilidade de entende-los, pois somos mais maleáveis. Eles já passaram por muito mais sofrimento que nós, e possuem feridas demais pra acreditar que o mundo será um lugar seguro e nos aceitará. Não são eles que tem que nos abraçar e dizer que vai ficar tudo bem.
Nós é que temos que faze-lo."

Um texto retirado do Facebook de Yuri Amaral, uma das pessoas mais pacientes, compreensivas e maduras que tive o prazer de conhecer. Publicado aqui porque esse conselho vai além da sexualidade. No futuro, eu tenho certeza que essa mãe vai implicar com a filha sobre uma decisão de vida ou outra. E é bom ter registrado aqui que essa mãe também já foi novinha, e já teve amigos novinhos, que passaram por situações em que precisaram respirar e contar até dez. Faz bem tanto para a mãe quanto para a filha: a mãe se lembra da vida dela e abre os olhos para a vida da filha. A filha entende que não está sozinha e vai abraçar a mãe e dizer que está tudo bem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário